segunda-feira, 10 de março de 2008

REFORMULAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO

Olá pessoal!

Aí está a Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social.

Verificou-se que com o objetivo de garantir uma formação profissional em concordância com as Diretrizes Curriculares, o Centro Acadêmico de Serviço Social da UFS (CASS/UFS), juntamente com a Representação Discente em ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) e a Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO) inseriram-se e continuam a se inserir de maneira qualificada nos espaços de debates e decisões para representar os interesses e demandas dos estudantes. Prova disso, foram as proposições feitas à reformulação do Projeto Político Pedagógico do curso no âmbito do conselho departamental. Entendendo a necessidade de adequações às Diretrizes Curriculares, o Departamento de Serviço Social (DSS) iniciou em 2006 o processo de reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social da UFS.
O CASS, a partir dos anseios trazidos pelos representantes de cada turma, pela conversa com outros estudantes do curso e pela própria vivência de seus membros em sala, interviu criticamente na reformulação, levando a realidade vivenciada pelo conjunto de estudantes e propondo alterações condizentes com a mesma. Cabe lembrar que o CASS realizou em novembro/2006 junto ao DSS um espaço de discussão no Auditório do CCBS, onde foi possível publicizar a necessidade de reformulação do Projeto Pedagógico e as mudanças que ocorreriam no intuito de garantir a implantação de um projeto que tivesse um grau de observância mais fidedigno às Diretrizes Curriculares para o curso de Serviço Social aprovadas pela ABEPSS em 1996. Além disso vale registrar que várias reuniões do CASS em 2007 tiveram como ponto de pauta a reformulação do projeto supracitado, o que proporcionou o amadurecimento e aprofundamento maior dessa discussão àqueles que participaram ativamente desses espaços, sendo esse o fator determinante para o CASS apoiar a reformulação em pauta.
As principais mudanças do nosso projeto pedagógico foram: diminuição da carga horária de estágio para 405 horas com respectiva distribuição em três períodos; disciplinas que antes eram optativas agora serão obrigatórias como Introdução à Psicologia Social, Produção de Texto I e Tópicos Especiais em Política Social; disciplinas foram introduzidas à estrutura curricular tais como Realidade Regional (no lugar de Questão Social no Brasil); Gestão Social e Seguridade Social, Laboratórios de Ensino da Prática – LEP I, II e III que têm como proposta tornar as orientações de estágio mais ricas e reflexivas; além da estruturação e operacionalização dos núcleos temáticos que ainda não tinham sido implementados pelo DSS, mas já faziam parte do projeto, dentre outras. A reformulação do Projeto Pedagógico foi aprovada no final de 2007 pelo CONEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFS) e as devidas adequações para os estudantes que estiverem na faixa de transição dos dois projetos estão sendo formuladas no DSS, sendo acompanhadas pela representação estudantil, a qual tem sido propositiva de modo a garantir que o estudante não seja prejudicado, sobretudo tenha acesso a um processo de formação norteado pelas Diretrizes Curriculares.
Em anexo, para DOWNLOAD a grade curricular e todo projeto pedagógico:
http://rapidshare.com/files/98505538/Projeto_Pedag_gico_do_Curso_de_Servi_o_Social_-_nova_vers_o.doc.html

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