segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Operações dos EUA

Por ERIC SCHMITT e MARCA MAZZETTI
Publicado: 9 de novembro de 2008
WASHINGTON—O exército de Estados Unidos desde que 2004 usaram autoridade larga, secreta para levar a cabo quase uma dúzia de previamente que ataca contra Al Qaeda e outros militantes na Síria, Paquistão e em outro lugar, de acordo com funcionários americanos sêniors.


Hussein Malla/Associated Press
Mourners gritou slogans de antiamericano no dia oct. 27 na Síria ao funeral de alguém morto em uma cruz-borda invasão de Estados Unidos.

Alcance de Guerra
Vá Completar Cobertura»

O New York Times

Uns 2004 ataques de licenças de ordem em terroristas fora de zonas de guerra.
Estas invasões militares, tipicamente levadas a cabo por forças de Operações Especiais, foram autorizadas por uma ordem classificada que Defesa que Secretário Donald H. Rumsfeld registrou a primavera de 2004 com a aprovação de Presidente Bush, os funcionários disseram. A ordem secreta deu a autoridade nova militar para atacar o Qaeda em qualquer lugar rede terrorista no mundo, e um mandato mais extenso para não administrar operações em países na guerra com os Estados Unidos.

Em 2006, por exemplo, um time de Selo de Marinha invadiu uns militantes suspeitados que ' compõem na região de Bajaur de Paquistão, de acordo com funcionário de topo anterior da Agência de Inteligência Central. Funcionários assistiram a missão inteira—capturou pela máquina fotográfica vídea de um remotamente aeronave de Predador de piloted—em real tempo no C.I.A. ' s Counterterrorist Center à sede da agência em Virgínia 7,000 milhas fora.

Algumas das missões militares foram administrados em coordenação íntima com o C.I.A., de acordo com funcionários americanos sêniors que disseram que em outros, como as Operações Especiais invada na Síria no dia oct. 26 deste ano, os comandos militares agiram em defesa de C.I.A. - dirigiu operações.

Mas tantos quanto uma dúzia de que foram canceladas operações adicionais nos últimos quatro anos, freqüentemente para o desânimo de chefes militares, que funcionários militares sêniors disseram. Eles disseram os funcionários de administração sêniors tinha decidido nestes casos que as missões eram muito arriscadas, também eram diplomatically explosivo ou confiaram em evidência insuficiente.

Mais que uma meio-dúzia os funcionários, inclusive corrente e exército anterior e funcionários de inteligência como também os Bush administração políticos sêniors, detalhes descritos da 2004 ordem militar na condição de anonimato por causa de sua natureza politicamente delicada. Porta-vozs para o Casa Branca, o Departamento de Defesa e o exército recusaram comentar.

Aparte da 2006 invasão no Paquistão, atacam os funcionários americanos recusados descrever o que eles disseram previamente tinha sido quase uma dúzia de undisclosed em detalhes, exclua para dizer eles tinham sido levados a cabo na Síria, Paquistão e outros países. Eles fizeram claro isso não tinha havido nenhuma invasão em Irã que usa aquela autoridade, mas eles sugeriram que forças americanas tivessem levado a cabo missões de reconhecimento em Irã que usa outros diretiva classificados.

De acordo com um funcionário de administração sênior, a autoridade nova foi soletrada em um documento classificado chamado “Al Qaeda Network Exord,” ou executa ordem que agilizou o processo de aprovação para o exército agir fora de zonas de guerra oficialmente declaradas. Onde no passado o Pentágono precisou adquirir aprovação para missões em um caso-por-caso base que poderia levar dias que quando havia só horas para agir, a ordem nova especificou um modo para planejadores de Pentágono adquirirem muito mais depressa a luz verde para uma missão, o funcionário disse.

Também permitiu os funcionários sêniors para pensar sobre como os Estados Unidos responderiam se uma missão fosse mal. “Se aquele helicóptero abaixa em en de Síria dirija a um objetivo,” um funcionário de exército sênior anterior disse, “a resposta americana não teria que ser trabalhada rapidamente fora.”

A 2004 ordem era um passo na evolução de como o governo americano buscou matar ou captura os terroristas de Qaeda ao redor do mundo. Foi emitido depois que a Bush administração já tivesse concedido para as agências de inteligência de América poder extenso deter secretamente e interrogar os suspeitos de terrorismo em prisões ultramarinas e administrar warrantless que escuta às escondidas telefone e comunicações eletrônicas.

Logo após o setembro. 11 ataques, Sr. Bush emitiu uma ordem classificada que autoriza o C.I.A. matar ou captura os militantes de Qaeda ao redor do globo. Por 2003, agências de inteligência americanas e o exército tinha desenvolvido um entendendo muito mais profundamente da rede global extensa de Al Qaeda, e Sr. Rumsfeld apertou difícil de soltar a potência de fogo vasta do exército contra militantes fora das zonas de combate de Iraque e Afeganistão.

A 2004 ordem identifica 15 a 20 países, inclusive a Síria, Paquistão, Iêmen, a Arábia Saudita e vários outro persiano Gulf declara onde foram acreditados os militantes de Qaeda estar operando ou ter buscado santuário, um funcionário de administração sênior disse.

Fonte: http://www.nytimes.com/

Nenhum comentário: