segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A democracia de Bush no Iraque


BAGDÁ—Presidente Bush fez uma visita no domingo para o Iraque, o país que definirá o legado dele em grande parte, mas da viagem se lembrará mais provávelmente para o momento quando um iraquiano, o jornalista lançou os sapatos dele à cabeça de Sr. Bush e o denunciou em televisão ao vivo como um “cachorro” que tinha entregado morte e tristeza aqui de quase seis anos de guerra.


Um blog que olha para vida diária dentro do Iraque, produzido pela agência de Bagdá de O Times:

Um homem foi lutado ao chão depois de lançar os sapatos dele ao Presidente Bush durante uma conferência de notícias. O drama desdobrado, logo após Sr. Bush se apareceu a uma conferência de notícias em Bagdá com Primeiro-ministro Nuri Kamal al-Maliki realçar o acordo de segurança recentemente adotado entre os Estados Unidos e Iraque. O acordo inclui um compromisso para retirar todas as forças americanas ao final de 2011. O iraquiano o jornalista, Muntader al-Zaidi, 28, um correspondente para Al Baghdadia, um iraquiano independente da estação de televisão, resistiu aproximadamente 12 pés de Sr. Bush e gritou em árabe: “Este é um presente do iraque; isto é o adeus beijo, você caça!” Ele lançou um sapato então a Sr. Bush que abaixou e estreitamente evitou isto.

Como os agentes de segurança atordoados e guardas, funcionários e jornalistas assistidos, Sr. Zaidi lançou o outro sapato dele então, enquanto gritando em árabe, “Isto é das viúvas, os órfãos e esses que foram matados no Iraque!” Aquele sapato sentiu falta de Sr. Bush também estreitamente como Primeiro-ministro Maliki aderiu uma mão em frente à face do presidente, ajuda o proteja.

Os agentes de segurança de Sr. Maliki saltaram no homem, o lutaram ao chão e o apressaram fora do quarto. Eles o chutaram e o bateram até “ele estava chorando como uma mulher,” disse Maomé Taher, repórter para Afaq, uma estação de televisão possuída pela Festa de Dawa que é conduzida por Sr. Maliki. Sr. Zaidi estava então detido em custos não especificados.

Outro iraquiano os jornalistas na fila dianteira se desculparam a Sr. Bush que era incólume e experimentado para fugir o incidente fazendo uma piada. “Tudo que eu posso informar são é um tamanho 10,” ele disse, enquanto continuava levando perguntas e notando as desculpas. Ele também chamou o incidente um sinal de democracia, enquanto dizendo, “Isso é que pessoas fazem em uma sociedade grátis, chame atenção a eles,” como o homem está gritando poderia ser ouvido do lado de fora.

Mas o momento enervou os ajudantes de Sr. Maliki claramente e alguns dos americanos na companhia de Sr. Bush, em parte porque foi televisado e pode ter revelado um lapso de segurança na Zona Verde denominada, a parte o mais pesadamente afiançada de Bagdá. Dana M. Perino, o Casa Branca imprensa secretário, estava visivelmente distraído, e News de NBC informou ela tinha sido golpeada na face por um microfone nos caos.

O incidente sapato-lançado também pontuou a visita de Sr. Bush, o quarto dele aqui,de um modo profundamente simbólico, enquanto refletinda as visões conflitadas no Iraque de um homem que tombou o Saddam Hussein, ordenou a ocupação do país e trouxe isto liberdades inconcebível debaixo da regra de Sr. Hussein mas a custos enormes. Bater alguém com um sapato é considerado o insulto supremo no Iraque. Significa que o objetivo é abaixo até mesmo do que sapato que sempre está no chão e sujo. Multidões lançaram os sapatos deles/delas à estátua gigantesca de Sr. Hussein que se levantou no Quadrado de Firdos de Bagdá antes de ajudar marinhas americanas baixaram isto no dia 9 de abril de 2003, o dia que o capital derrubou. Mais recentemente no mesmo quadrado, uma multidão maior distante composta de Iraquianos que tinha oposto o acordo de segurança arremessou os sapatos deles/delas a uma efígie de Sr. Bush antes de queimar isto.

Amigos descreveram Sr. Zaidi como um jornalista dedicado. “Ele foi cometido ao trabalho dele e depois de treinar no Líbano ficou principalmente um mês atrás de correspondentes aproximadamente,” disse Haider Nassar que trabalhou com ele a Baghdadia.

“Ele teve sentimentos ruins sobre as forças de coalizão,” disse Sr. Nassar, enquanto recorrendo às forças estrangeiras Americano-conduzidas no Iraque. Sr. Nassar também disse que Sr. Zaidi tinha pedido para cobrir a conferência de notícias. Outro amigo disse freqüentemente Sr. Zaidi terminou os relatórios dele dizendo, “Informando de Bagdá ocupada, este é Muntader al-Zaidi.” Como muitos iraquiano os repórteres à conferência de notícias, Sr. Nassar disse que ele não pensou que este era um modo efetivo para Sr. Zaidi fazer as observações dele. “Isto é tão tolo; é há pouco o comportamento de um indivíduo. Ele destruiu o futuro dele,” ele disse.

A radiodifusão de canal de televisão um pedido para a liberação de Sr. Zaidi no nome da democracia e liberdade de expressão. “Qualquer procedimento contra nos fará lembrar do comportamento da ditadura e as ações violentas deles/delas, detenções fortuitas e sepulturas de massa,” o canal disse. “Baghdadia canal de TELEVISÃO também demandas que o internacional e iraquiano organizações de televisão cooperam buscando a liberação de Muntader Zaidi.”


Nenhum comentário: